24 de Abril, 2017

Santuário de Santa Cruz dos Milagres se prepara para Festa da Invenção da Santa Cruz

Considerada terceira maior romaria do Nordeste, festividade acontece nos dias 01, 02 e 03 de maio

O Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres vivencia os últimos preparativos para a grandiosa Festa da Invenção da Santa Cruz, realizada nos dias 01, 02 e 03 de maio, marcando o calendário do maior templo católico do Piauí e da Arquidiocese de Teresina.

A exemplo das edições anteriores, mais de 20 mil fiéis, provenientes de diversas localidades do estado e de todo o Brasil, são esperados para a festividade que é considerada a terceira maior romaria do Nordeste.

A programação do tradicional festejo popular será sediada no Santuário e na Igreja Matriz, incluindo Missas, Adoração ao Santíssimo, Confissões, Batizados e momentos de oração para acolher os milhares de fiéis e romeiros que visitarão o município piauiense para celebrar as glórias da cruz de Cristo.

Invenção da Santa Cruz

Depois da morte de Jesus, os primeiros cristãos se dispersaram, tangidos pela perseguição. Quando conseguiram reorganizar-se, em Jerusalém, ninguém mais sabia onde se encontrava a Cruz de madeira, em que Cristo morreu.

Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino Magno, encontrou, em 03 de maio de 326, três cruzes soterradas no lugar que se chamava Gólgota, e concluiu que eram as mesmas da Sexta-Feira Santa, em que Jesus havia sido crucificado há três séculos atrás. Santa Helena convencionou descobrir a verdadeira cruz de Jesus. Para isso, enfermos foram deitados sobre as cruzes e aquela sobre a qual a cura acontecesse, seria o sinal de Deus para reconhecer a cruz de Cristo. Assim, uma das cruzes foi recebida como a de Jesus.

Foi construída uma igreja e nela foram introduzidas partes da cruz encontrada. O imperador sancionou uma lei que proibia, em todo o Império Romano, o suplício da cruz. O que era sinal de condenação passou, então, a ser sinal de veneração e glória.

A partir desse acontecimento, a data de 03 de maio passou a ser celebrada como a “Descoberta” ou “Invenção da Santa Cruz”. Com a mudança conciliar do Vaticano II, a festa litúrgica passou para o dia 14 de setembro, com o nome de “Exaltação da Santa Cruz”, quando se comemora o glorioso fato da reconquista da Santa Cruz das mãos dos Persas. Porém, a devoção permanece na primitiva data de 03 de maio, com o título de Festa da Invenção da Santa Cruz.

Por: Daniele Castro/AMEX